O poder de tomar decisões traz consigo grandes responsabilidades. Afinal, apontar caminhos errados e que não estejam baseados na análise dos dados industriais pode comprometer seriamente o negócio.
Outro fator de grande importância aqui é que muitas das indústrias ainda tomam decisões com base em dados apenas no momento de resolver um problema. Ou seja, são raros aqueles momentos em que é traçado um planejamento para atuar de forma preventiva. Dessa maneira, o negócio acaba agindo de forma despreparada e com custos mais altos.
Nesse cenário, tomar decisões baseadas em dados industriais faz toda a diferença. Afinal, são essas informações que darão o norte e a certeza de que um caminho é mais adequado do que outro.
Continue com a leitura desse artigo e entenda melhor como uma cultura voltada aos dados tem o poder de levar o negócio a outro patamar.
Análise intuitiva ou análise baseada em dados industriais?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que existem algumas maneiras de tomar decisões. Ainda assim, muitas empresas acabam contando com a intuição nesse momento - e a experiência e o feeling do gestor falam mais alto.
Essa abordagem, no entanto, tem perdido espaço para as decisões baseadas nos dados industriais. Com isso, indicadores e informações a respeito do comportamento do mercado e do histórico da indústria atuam como orientadores para as decisões, possibilitando uma visão que corresponda mais à realidade.
Benefícios da análise de dados industriais
As decisões baseadas na coleta e análise de dados não têm ganhado espaço apenas por um modismo. Elas são, de fato, mais eficazes e ágeis, além de permitir o acesso a elementos mais tangíveis.
É possível destacar os seguintes benefícios dessa orientação:
Alta confiabilidade
A decisão baseada em dados é realizada por meio da análise e entendimento de fatos mensuráveis. Ou seja, no histórico e no cenário atual em que a empresa se encontra.
Dessa forma, todo o processo traz mais confiabilidade para a tomada de decisão. Acarretando, assim, em mais probabilidades de os resultados esperados acontecerem.
Melhor uso de recursos
Se a tomada de decisão com base em informações é mais confiável, isso significa que os recursos disponíveis serão utilizados de maneira mais adequada. Assim, o tempo e o dinheiro do negócio são empregados nas áreas e atividades certas, diminuindo os erros e o retrabalho que normalmente são gerados em decisões intuitivas.
Otimização da produtividade
A capacidade produtiva de uma indústria reflete na sua competitividade e eficiência. Para chegar a esse patamar, no entanto, é preciso ter um grande conhecimento do mercado, processos produtivos e consumidor - e esse tipo de informação só é possível por meio da coleta e análise de dados industriais.
Além disso, os dados aceleram o processo de tomada de decisão, permitindo que ela aconteça em tempo real ou de forma preventiva. Assim, é possível evitar falhas e diminuir os custos altos tão comuns de decisões que precisam ser tomadas em cima da hora.
Redução de riscos
Reduzir riscos é uma das prioridades de todas as indústrias. Afinal, é preciso operar em ambientes controlados justamente para que seja possível otimizar as despesas e produção.
A análise de dados industriais permite aos gestores atuarem em um ambiente conhecido. Assim, é possível se prevenir e melhorar processos para que os riscos sejam evitados e reduzidos.
Por fim, é importante dizer que transformar os dados industriais nesse tipo de inteligência requer ferramentas e tecnologias. Caso contrário, haverá uma grande dificuldade em organizar as informações e obter uma visão estratégica delas.
O TOTVS Fast Analytics é uma solução de business intelligence que consolida as informações disponíveis na indústria em dashboards e indicadores predefinidos. Com ele, é possível desenvolver uma visão mais focada e competitiva do negócio, aumentando a eficiência e a agilidade na tomada de informações. Conheça melhor os benefícios da ferramenta em nosso site e até a próxima.
*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS