Liderar pode ser uma habilidade comum em algumas pessoas desde a infância, integrando o time das tão faladas soft skills. Mas, a boa notícia é que essas habilidades também podem ser desenvolvidas, com o auxílio de treinamentos de capacitação para liderança.
Porém, elaborar um treinamento destinado ao desenvolvimento de líderes pode ser um grande desafio para muitas empresas, mas é uma prática altamente necessária, já que está diretamente relacionada aos níveis de produtividade e competitividade do negócio.
Acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro das melhores estratégias para capacitar os profissionais para exercer essa função.
Leia mais: Indicadores indispensáveis para a área fiscal de uma indústria
Mas afinal, o que é a liderança?
Quando colocamos o tema liderança em pauta, estamos nos referindo a uma posição bastante importante, mas muito desafiadora para qualquer profissional.
Por definição, a liderança é uma habilidade responsável por motivar e inspirar as pessoas, orientando para que os objetivos finais sejam cumpridos.
O papel do líder é influenciar! Seu dever é conduzir e orientar sua equipe em prol do mesmo objetivo e propósito, afinal isso impacta no desempenho e resultados de toda a equipe.
O bom líder é aquele que aceita a responsabilidade de determinar e bater o martelo sobre as estratégias seguidas pela equipe, mas que dá liberdade aos seus liderados de opinar e sugerir novas ideias, participando de todo o processo.
Diante disso, é fácil afirmar que contar com uma boa liderança traz vantagens em diferentes vertentes para uma empresa, como um ambiente de trabalho mais saudável e principalmente a motivação da equipe.
Veja também: Maturidade da Inteligência Artificial na indústria
Habilidades que todo líder deve ter
Em qualquer empresa, liderança não é apenas ocupar uma posição elevada dentro da empresa, mas sim sobre a habilidade de influenciar, inspirar e estar preparado para lidar com mudanças.
Segundo destacado pela Robert Half, considerada a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo, todo líder deve desenvolver as seguintes habilidades:
Autoconhecimento
Um líder só vai conseguir tirar o máximo da sua equipe se ele souber trabalhar o seu autoconhecimento. Por isso, ele deve conhecer a si próprio, com suas fraquezas e virtudes, sempre com um olhar crítico (e construtivo) sobre si próprio.
Inteligência emocional
Esse é outro aspecto essencial para os líderes. Eles precisam saber lidar com situações desafiadoras, como a demissão de profissionais que podem ter uma simpatia ou discussões e discordâncias com outras áreas e equipes. O líder precisa saber lidar com esses momentos.
Gerenciamento de conflitos
Em grandes empresas, é natural que conflitos aconteçam. Cabe aos líderes saberem fazer o gerenciamento desses conflitos que ajudem cada lado a chegar a um denominador comum.
Leia também: 4 importantes dicas de networking para estudantes
Comunicação interna
A comunicação interna é outro skill muito importante para os líderes. Basicamente, é a forma como o líder vai se comunicar com os profissionais da sua equipe e também com outros líderes.
Este é certamente um cuidado essencial para empresas que querem desenvolver um ambiente saudável para todos.
Resolução de problemas
Por melhor que seja o líder, nem sempre é possível acabar com todos os problemas que irão se apresentar. Por isso, os líderes precisam trabalhar bastante as suas habilidades para a resolução de problemas.
Além disso tudo, de forma geral, um bom líder:
- sabe ouvir seus liderados e ser capaz de se comunicar com eles de maneira nítida e objetiva;
- tem consciência de que é um exemplo para a equipe e se porta como tal;
- não tem medo de inovar;
- age como um professor, educando os colaboradores;
- sabe dar autonomia aos liderados;
- ajuda e motiva a equipe em momentos difíceis;
- bom mediador de conflitos;
- Tem capacidade de desafiar, redirecionar tarefas, reconhecer e recompensar o sucesso dos indivíduos.
Confira: O Que é AGV: Como Funciona e Benefícios Para a Indústria
Dicas para criar um programa de capacitação para liderança
Como você viu, é plenamente possível desenvolver habilidades de liderança. Para isso, programas de capacitação para líderes podem ser colocados em prática.
Mas, afinal, o que deve ser feito para elaborar um treinamento de desenvolvimento de líderes? A Robert Half sugere algumas dicas que podem ser muito úteis, confira!
1. Formular um programa que atenda as expectativas da empresa
Investir no desenvolvimento de líderes e na capacitação desses profissionais é uma das estratégias mais eficientes para a manutenção do crescimento de um negócio.
Assim, um bom treinamento de liderança deve respeitar os ideais e as expectativas da empresa.
É claro que existem algumas questões que cabem a todo e qualquer negócio, no entanto, um programa de educação corporativa eficiente começa respeitando tanto as políticas da empresa, como as suas expectativas.
Nesse contexto, o programa deve considerar, dentre outras coisas:
- aspectos técnicos e operacionais;
- sistemas e ferramentas tecnológicas;
- conhecimento sobre produtos e serviços;
- questões comportamentais;
- necessidades do mercado;
- momento atual do negócio e expectativas para o futuro.
Além disso tudo, o treinamento deve sempre ser elaborado com foco nas soluções de problemas, desenvolvimento de funções e alcance de metas. Tudo isso só pode ser atingido com eficiência se considerar todo o contexto em que o negócio está envolvido.
2. Identificar as prioridades para o desenvolvimento de profissionais
Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, um treinamento de desenvolvimento de líderes deve considerar as características de uma boa liderança.
A partir delas, é preciso que o trabalho seja realizado de forma adequada em cada líder, corrigindo suas falhas e potencializando o que já está de acordo com o perfil de liderança ideal.
As características de um bom líder devem ser identificadas observando o comportamento dessas pessoas no dia a dia.
A contratação de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos também é uma maneira de identificar os profissionais mais adequados para assumir posição de liderança.
Leia mais: Metrologia Industrial: o que é e como funciona?
3. Escolha o tipo de treinamento que mais se aplica às necessidades
Para ter a capacidade de liderar, qualquer gestor precisa saber se comunicar com fluidez e clareza (saber falar e, também, saber ouvir)!
Por isso, um treinamento sobre este tema deve contemplar situações em que a má comunicação afeta as decisões do líder, ou que interfira diretamente em processos da companhia.
Dentre os tipos de treinamento, se destacam como mais relevantes:
Treinamento técnico
Em um mundo onde as mudanças são rápidas, principalmente ligadas a tecnologia, é fundamental que os líderes se mantenham atualizados.
Por conta disso, investir em uma reciclagem dessas habilidades é essencial! Isso não significa que o líder deve saber e fazer tudo, mas que compreende o básico para avaliar sua equipe.
Com essa capacitação, o líder conseguirá guiar sua equipe de forma coesa e assertiva. Vale destacar que os treinamentos técnicos têm como objetivo identificar lacunas e propor melhorias.
Veja também: Como as startups funcionam?
Treinamento para gestão de pessoas
Como já destacado, a principal habilidade de um líder é a sua capacidade de lidar com pessoas. Assim, treinamentos relacionados a essa competência são fundamentais. Com eles, o gestor pode manter sua equipe engajada, motivada e, principalmente, em sintonia.
Neste tipo de treinamento, o líder compreenderá algumas competências, como transparência e confiança, relacionamento interpessoal, feedbacks e liderança por perfis.
Confira outros tipos de treinamentos:
- Treinamentos para onboarding;
- Desenvolvimento de soft skills ou hard skills;
- Treinamentos motivacional;
- Treinamento para lidar com o ambiente corporativo;
- Treinamento de liderança para fortalecer a sua equipe.
Por fim, ao adotar um programa de capacitação de líderes, lembre-se sempre que o bem mais precioso de uma empresa é o ativo humano.
Assim, apostando nas ferramentas certas, os líderes e liderados alcançaram o máximo em desempenho, atingindo o principal objetivo do negócio que é manter a competitividade.
Continue acompanhando o portal A Voz da Indústria e conheça 7 tendências para ter um futuro sustentável no setor industrial.