Com o avanço da era 4.0, o mercado global industrial está cada vez mais complexo e competitivo. Consequentemente, as parcerias estratégicas na Indústria 4.0 ganham cada vez mais espaço.
Com parcerias bem fundamentadas, as indústrias conseguem se beneficiar da expertise e conhecimento técnico de parceiros para aprimorar seus negócios e resolver desafios até então de difícil solução.
Com base nessa possibilidade cada vez mais recorrente e necessária, cabe ao setor entender a importância das parcerias estratégicas na Indústria 4.0, além das vantagens disso.
Parceria estratégica na Indústria 4.0: relacionamento sinérgico, inovador e duradouro
Antes de apresentar a importância e o benefício das parcerias estratégicas na Indústria 4.0, devemos entender o que são essas parcerias.
Basicamente, uma parceria estratégica é representada pela construção de um relacionamento sinérgico, inovador e duradouro entre empresas e organizações interessadas.
Cada parceria tem dinâmica e formatos únicos, que dependem de diversos fatores estabelecidos antes e durante o relacionamento.
No caso das indústrias, Giordania Tavares, CEO da Rayflex, explica que o setor, de uma forma geral, tem suas particularidades em seus processos e/ou produtos, assim como suas necessidades específicas.
“Para uma parceria estratégica, onde o trabalho em conjunto visa benefícios para ambos, há a necessidade do fornecedor ter uma equipe qualificada tecnicamente, com know how, para um entendimento do processo produtivo onde venha desenvolver ou adequar suas soluções ao modelo de negócio do cliente”, indica.
Por que indústrias devem estabelecer parcerias estratégicas?
Quando se fala em inovação nos setores mais tradicionais ou novos mercados, estabelecer parcerias representa uma estratégia bastante ágil e eficiente para desenvolver novos negócios e resolver desafios.
No caso da Indústria 4.0, essas parcerias estratégicas representam uma oportunidade de agregar soluções novas, que muitas vezes são disruptivas, utilizando a força de um parceiro com expertise nessa frente, devido ao seu conhecimento técnico na área.
Dessa forma, empresas que trabalham em conjunto, formando parcerias de ordem estratégica, fazem isso de forma com que exista um ganha-ganha.
“Na Indústria 4.0 há a exigência de um conhecimento muito maior, mas só ganham com a troca de know how, atendimento personalizado, projeto customizado”, opina Giordania.
Além disso, a indústria (cliente) terá ao seu lado uma empresa dedicada e alinhada ao seu processo, desenvolvendo projetos que tragam benefícios e melhorias em toda a sua cadeia produtiva.
Dessa forma, para a CEO da Rayflex, para estabelecer parcerias estratégicas na Indústria 4.0 é preciso que a indústria:
- Tenha fidelidade ao projeto;
- Garanta um atendimento personalizado;
- Seja ágil;
- Garanta a troca de know how;
- Permita maior qualidade e performance do projeto.
Exemplos de parcerias possíveis dentro da Indústria 4.0
Dentro da Indústria 4.0, as parcerias estratégicas podem ser feitas por diversas possibilidades. Dentre elas, vale citar:
Parcerias fornecedor/cliente
Nessas parcerias as partes fazem negócios em conjunto e têm benefícios mútuos.
Parcerias entre pares/concorrentes
Nela, as empresas reúnem recursos para obter um benefício para ambas, que seja caro quando tentam adquirir sozinhas, como é o caso do acesso a uma tecnologia 4.0 mais avançada.
Parcerias de desenvolvimento conjunto
Essas parcerias estratégicas buscam, em conjunto, uma nova solução ou empreendimento, como o acesso a um novo mercado ou para obter eficiências de escala, combinando ativos e operações para compartilhar o risco de grandes investimentos ou projetos.
Relacionamentos corporativos/startups
Nessas parcerias há uma empresa de grande porte que, geralmente, fornece recursos financeiros a uma startup, que desenvolve e fornece uma nova tecnologia ou serviço que pode resolver uma questão.
Parcerias público-privadas
Essas parcerias ocorrem entre empresas privadas e entidades nos níveis municipal, estadual ou federal.
Há ainda aquelas parcerias estratégicas educacionais, realizadas com instituições de ensino.
Nela, a indústria irá, por exemplo, obter pesquisas em estágio inicial de universidades e ter acesso às melhores mentes científicas e de engenharia com domínios específicos ao seu escopo de atuação.
Parcerias estratégicas dependem de um correto alinhamento entre as partes
Diferente de uma negociação comercial tradicional, na qual empresas adquirem serviços e produtos e investem dinheiro para isso, nas parcerias estratégicas da Indústria 4.0 não é preciso pagar para utilizar a solução de outra empresa.
Nessas parcerias, o que pesa é o valor que essa solução agrega ao negócio. Para isso, Giordania Tavares recomenda que alguns cuidados devem ser tomados.
“Para o sucesso da parceria, ambas as empresas deverão estar alinhadas dentro dos mesmos objetivos, onde todos os envolvidos estão dispostos a entregar o projeto proposto, seja ele complexo ou mais simples.”
Outra recomendação que funciona muito bem é fazer parcerias com empresas que compartilham o mesmo DNA.
“Essa parceria deve ter o entendimento dos benefícios que uma Indústria 4.0 pode trazer a todo o processo industrial. O resultado dessa parceria com certeza será positivo”, garante a CEO da Rayflex.
Dessa forma, parcerias estratégicas de sucesso não acontecem do dia para a noite, muito menos sem esforço. Mas, quando os parceiros são fortes, eles estabelecem um alicerce para relacionamentos sinérgicos, inovadores e duradouros dentro da Indústria 4.0.
Ainda sobre este tema, convidamos você a conhecer a importância das parcerias de sucesso para o desenvolvimento da manufatura do futuro.