Depois de anos de estudos e implementação, podemos dizer que o 5G está presente no Brasil, essencialmente nas capitais. Mas você sabe dizer quais são as verdadeiras aplicações do 5G na indústria?
Não há dúvidas: associada à Indústria 4.0, a quinta geração de redes móveis promete causar uma revolução dentro do segmento industrial, causando maior eficiência, produtividade e qualidade aos mais diversos setores.
Confira o que é a tecnologia 5G e suas principais aplicações para indústrias.
Mas, afinal, o que é a tecnologia 5G?
Basicamente, o 5G é o nome dado à quinta geração de redes móveis. A partir dessa tecnologia, smartphones e uma infinidade de outros dispositivos inteligentes terão acesso à internet de qualidade e poderão estabelecer comunicação entre si, através da internet das coisas (IoT).
Considerado o pilar da tão falada Indústria 4.0, o 5G permitirá que o setor dê o grande salto em direção às fábricas inteligentes, onde o registro e análise de dados serão realizados majoritariamente por sensores.
“O 5G será a base de tudo, representando a verdadeira revolução na área da comunicação. Essa tecnologia tende a abranger um mercado muito maior, entrando em vários segmentos da sociedade e da indústria”, explica Francisco Soares, Vice-presidente da Qualcomm para a América Latina.
Segundo o vice-presidente da Qualcomm, o 5G é diferente das outras eras da comunicação devido à sua baixa latência que garante a segurança da conectividade.
Garantem também maior estabilidade, com todos os dados enviados de uma fonte chegando integralmente ao destino sem perda de informação. “No 4G essa perda de informação é relativamente comum”, indica o especialista da Qualcomm.
Impactos do 5G na indústria
Além de contribuir com a área de saúde, das cidades inteligentes, da mineração e até do agronegócio, o 5G exercerá um forte impacto sobre as indústrias.
Quando implementado, o 5G promete mudar definitivamente a rotina nas fábricas e na vida das pessoas que trabalham no setor. Mas elas vão muito além de trazer mais estabilidade e velocidade nas tecnologias empregadas na indústria.
Essa moderna tecnologia garantirá uma conexão ininterrupta, permitindo que pessoas e máquinas estejam conectadas o tempo todo. Com essa tecnologia, a máquinas poderão “conversar entre si”, expandindo e democratizando as inovações tecnológicas.
Assim, para Francisco Soares, muitas são as possibilidades para uso do 5G na indústria. “Com o 5G, a indústria terá uma vasta gama de possibilidades, caso da manutenção preditiva, que é possível em decorrência da realidade aumentada, realidade virtual”.
Já na área de manufatura, o vice-presidente da Qualcomm acredita que as aplicações do 5G são vastas. “Com o 5G teremos robôs dentro das fábricas que vão transformar a forma de fabricação. Toda a linha de produção estará conectada e a confiabilidade de todas as tarefas será muito maior”.
Dessa forma, a rede 5G permite que máquinas “conversem entre si”, popularizando as mais diferentes inovações tecnológicas, muitas ainda em desenvolvimento.
Com isso, o uso do 5G na indústria vai impactar positivamente o setor, levando flexibilidade, versatilidade, eficiência e usabilidade para as fábricas inteligentes.
Diferenciais do 5G para o ambiente industrial
Não nos resta dúvidas, com a chegada do 5G teremos uma revolução no processo da transformação digital dentro da indústria. As características pertinentes à essa tecnologia refletem isso:
- Latência de apenas milissegundos;
- Grande confiabilidade na comunicação, na ordem de 99,99%; e
- Altíssima taxa de transmissão, 20 vezes mais alta que o 4G.
Consequentemente, essas características trarão um grande impulso no mundo da Internet das Coisas (IoT), machine learning e da Inteligência Artificial (IA), que impactarão a indústria como um todo.
“Com o machine learning, por exemplo, a máquina consegue aprender a corrigir falhas e se consertar, sem a intervenção humana”, explica Soares.
Assim, a interação entre o mundo digital e o real se dará por meio de um fluxo contínuo de dados e informações, sempre com um alto nível de segurança e flexibilidade.
Aplicações do 5G para o ambiente industrial
Com base nos impactos e nos diferenciais associados ao uso do 5G na indústria que vimos até aqui, fica natural entender que muitas são as aplicações da quinta geração da conectividade para o ambiente da indústria.
Dentre essas aplicações merecem maior destaque:
-
Robótica avançada
Como já salientado por Francisco Soares, a robótica é uma inovação tecnológica que terá a rede 5G uma grande aliada.
Por meio da tecnologia 5G e da Indústria 4.0, a presença de máquinas inteligentes será constante nas indústrias, ganhando contornos da mais alta tecnologia, inclusive nas pequenas fábricas.
Como resultado, teremos maiores produtividades com um nível de falhas e necessidades de retrabalhos muito menor.
-
Realidade virtual e realidade aumentada
Na indústria, a realidade virtual e a realidade aumentada são termos que estão cada vez mais relevantes. Com a tecnologia 5G será possível inseri-las em processos importantes de produção, antes limitados.
“Em uma indústria colaborativa será possível realizar procedimentos à distância como se a pessoa estivesse no local, com uma capacidade de comunicação extremamente grande”, exemplifica o vice-presidente da Qualcomm.
-
Machine Learning
O 5G permite o desenvolvimento do Machine Learning dentro das indústrias, consequentemente a aprendizagem da máquina será facilitada.
Em outras palavras, via machine learning, computadores e máquinas industriais aprenderão tarefas e farão correções sem precisar de programação prévia ou da presença do operador.
-
Advanced Analytics (análises avançadas)
Por meio da tecnologia 5G na indústria será possível que o setor tenha maior capacidade de processamento por parte de suas máquinas, consequentemente a análise de dados será muito maior e mais rápida.
Para isso, o Advanced Analytics envolve variados processos que superam a inteligência de negócios tradicional, como a mineração de informações e predições muito maiores.
-
Monitoramento constante e de forma ininterrupta via IA
Na área da indústria, a Inteligência Artificial, em conjuntura com o 5G, permitirá um monitoramento 24 horas por dia da fábrica, de forma ininterrupta. Consequentemente, o desempenho e a segurança operacional serão otimizados.
Isso garante a possibilidade de realização de manutenções preditivas das máquinas e equipamentos, resultando em redução do tempo de inatividade destes itens.
Diante dessas possibilidades, a chegada do 5G na indústria é apenas o alicerce de uma vasta gama de tecnologias e inovações que estão entre nós e que ainda serão desenvolvidas no futuro próximo.
Aproveite este conteúdo e confira a apresentação What’s next in 5G na Indústria Xperience