Aproveitar as oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias pode levar o seu negócio a outro patamar. Saiba mais!
As oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias abrem muitas possibilidades para o setor. São opções que geram maior competitividade, melhorem e automatizem processos e otimizem sua produção. Ou seja: levem o pequeno empresário para a era da Indústria 4.0.
No entanto, a adesão a certas inovações ainda é incipiente no Brasil. É o que explica o coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial da Unisinos, Douglas Veit. “Estamos atrasados tecnologicamente. O mundo está na fase da estabilidade das tecnologias da Indústria 4.0. Então, ou damos um salto e avançamos, ou seremos cada vez menos competitivos e a consequência disso é trágica”, comenta.
A manufatura avançada, como também é chamada a Indústria 4.0, requer investimento. Entretanto, sobretudo quando falamos de pequenas indústrias, é preciso ser certeiro na escolha de onde investir. Nesse sentido, Veit vê que as oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias estão ligadas principalmente a Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
“Essas novidades são de extrema relevância, e podem suportar os gestores na tomada de decisão e até, em alguns casos, tomar as decisões sozinhas, de acordo com uma série de histórico de dados e do estudo dos padrões de comportamento dessa série”, salienta o especialista.
Oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias
1. Big Data
Com o Big Data, tudo aquilo que está disponível online sobre o histórico de produção e vendas da empresa é varrido e agrupado em um grande banco de dados. Hoje, seu uso é mais comum em estratégias de marketing e vendas. Seu uso pode ser focado na fidelização de clientes, mas seu potencial é muito mais abrangente. e deverá ser mais explorado nos próximos anos.
2. Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) tem seu futuro diretamente relacionado com a computação na nuvem. Em um processo considerado irreversível de digitalização dos negócios, demandas de estrutura física, como data centers, deixam de existir.
No digital, o pequeno empreendedor vê seus custos reduzidos. Com isso, aumenta suas chances de competição com o grande empresário.
Assim, empresas e consumidores poderão ter maior controle sobre suas mercadorias. Sua localização, por exemplo, pode ser determinada com precisão a partir do próprio objeto.
Além disso, na área da gestão é possível ter total controle de entrada e saída de mercadorias do estoque. Sempre de forma remota, ágil e precisa.
3. Inteligência artificial
Outra das oportunidades tecnológicas para pequenas empresas é a Inteligência Artificial. A AI permite que os robôs aprendam com as atividades realizadas e, assim, aprimorem as suas habilidades. Trata-se de uma combinação de várias tecnologias. Conjuntas, elas permitem que as máquinas percebam, compreendam, atuem e aprendam por conta própria as atividades humanas.
A IA favorece a redução dos erros de produção, pois, depois de treinados, os algoritmos inteligentes conseguem desempenhar tarefas produtivas que são suscetíveis a erros em processos executados por humanos. Isso proporciona o aumento da produtividade e a diminuição de retrabalhos e problemas de manufatura de peças.
Você já conhecia essas oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias? Pensa em aplicar alguma delas ainda neste ano em sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários.