Ganhar tempo e produtividade são dois objetivos centrais e comuns para todos os segmentos da indústria. Treinar um novo operador ou validar um planta, por exemplo, podem se tornar desafios logísticos e econômicos. Pensando nisso, universidade e mercado se unem para oferecer uma solução capaz de otimizar o processo. O uso de realidade virtual ganha cada vez mais adeptos no setor.
Participando do Espaço Tecnologia em Evolução, no Demonstrativo da Indústria 4.0, duas opções de realidade virtual podem ser testadas na EXPOMAFE 2019.
Planta digitalizada: treinamentos e validações
Parceria entre o Instituto Mauá de Tecnologia e a Comunica3D, uma planta virtual pode ser vista no cluster 8. "Utilizamos uma maquete 3D digitalizada. Isto permite que tudo seja visualizado através dos óculos de realidade virtual", comenta Caio Gamarra, Engenheiro do Instituto Mauá. "Assim, treinamentos e validações de segurança podem ser simulados e testados em ambiente digital. Isso elimina a necessidade de deslocamentos até a planta real", completa.
A indústria na era da experiência
Disponível para visualização dos visitantes no cluster 7, alguns ambientes virtuais também pode ser visitados digitalmente. "O uso de plantas digitalizadas otimiza diversos processos da indústria, como capacitações, testes de novos processos e checagens de segurança", explica Lucas Alves Souza, especialista de soluções da Dassault Systemes. "Com isso, podemos eliminar as questões logísticas de treinamentos com máquinas paradas e de deslocamentos entre diferentes plantas", completa.